Postagens populares

sábado, 12 de março de 2011

Mnual do adolescente parte 12 - tudo que o adolescente quer saber - DROGAS

                                                                     ÓPIO


O ópio é um látex obtido da incisão dos frutos imaturos de várias espécies de papoula. A droga tem seu consumo difundido no oriente, principalmente na China, onde existem locais próprios para se consumí-la, e foi até motivo declarado de guerra: a Guerra do Ópio entre a China e a Inglaterra em 1840.

Esta droga é consumida depois de ser aquecida, sendo inalada, provocando euforia e sonhos confusos. Tem como principais derivados a morfina e a heroína. Tem como um de seus motivos o efeito analgésico.

A síndrome de abstinência ocorre quando se suspende bruscamente a droga, e inclui-se uma enorme gama de alterações físicas e psíquicas. A tolerância significa que os viciados nessas drogas precisam de doses cada vez maiores para obter os mesmos efeitos das vezes anteriores. Nas primeiras 4 horas , a síndrome de abstinência do viciado em ópio produz duas alterações ou sintomas: passadas 8 horas, surgem oito alterações; após 12 horas, quinze alterações; entre 18 e 24 horas, 25 alterações; entre 24 e 36 horas surgem 34 alterações. Essas alterações incluem: prostação intensa, tremores musculares, ondas de frio e calor, dores ósseas e musculares, vômitos, febre, diarréia, desidratação, hiperglicemia, estando ainda sujeito a complicações neurológicas gravíssimas como abcesso cerebral, meningite, necrose da medula, cegueira, crise convulsiva, acidente vascular cerebral, coma narcótico.

Mesmo se livrando da droga, o viciado, nos primeiros 7 ou 8 meses, ainda apresentará os seguintes efeitos remanescentes: diminuição dos batimentos cardíacos, redução da pressão arterial, o mesmo da temperatura do corpo, aumento de adrenalina no sangue, grande sensibilidade ao stress e aumento de sintomas depressivos, sintomas esses que podem fazer o viciado retornar ao vício. Pode induzir ao aborto ou parto pre-maturo além de intoxicar o feto que frequentemente o mata após o parto e, se sobreviver, apresentará sintomas da síndrome de abstinência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário