Postagens populares

sábado, 12 de março de 2011

Manual do adolescente parte 11 - tudo que o adolescente quer saber - DROGAS

                                                                  MACONHA



Conhecida também como marijuana, é obtida das folhas e flores secas da planta Cannabis sativa e apresenta cerca de 60 substâncias psicotrópicas, sendo a mais importante delas o tetrahidrocanabitol, o THC. Consumida na forma de cigarro, é a droga ilegal mais usada no mundo.

A pessoa adquire a droga na forma de "trouxinhas" onde a mesma se encontra prensada (como se fosse um tablete), sua coloração é esverdeada, e para se tornar possível o consumo, é preciso desmanchar o tablete para que fique como o fumo encontrado nos cigarros, na forma de folhas picadas, quando então é colocado no papel e enrolado para que o "baseado" (o nome do cigarro de maconha) possa ser fumado.

Uma consideração importante: O THC, só depois de 20, 25 e até 30 dias, é que é totalmente eliminado do corpo desde a última vez que foi consumido. Só a partir daí é que aparecem os sintomas da abstinência: irritabilidade, inquietação, angústia, tremores, alteração do sono e do apetite.

Efeitos:
O número de efeitos produzidos pelo consuma da maconha é grande. Aqui estão alguns deles: tremor corporal, vertigem, náuseas, vômitos, taquicardia, excitação psíquica, diarréia, alterações sensoriais, lentidão do raciocínio, oscilação involuntária dos olhos, zumbidos, desorientação, medo de morrer, depressão, alucinações, amnésia temporária, pânico, idéias paranóides...

O seu consumo afeta as condições psíquicas e físicas do indivíduo, produzindo desde leves intoxicações até reações violentas, um exemplo é o fato de o indivíduo apresentar-se mais nervoso. Ela provoca na mente um efeito psico-ativo (altera a mente), mas a intensidade desse resultado depende do comportamento do indivíduo perante a droga, ou seja, sua condição física e mental e a reação que a droga por si só pode provocar.

Está provado que a droga não aumenta a sensibilidade do tato, ouvidos e vista, como se pensava. Ao contrário, a maconha, provoca perda de memória, alteração da concepção de tempo. Diminui a atenção, reduz o tempo da reação, a capacidade de aprender, afeta a percepção e a coordenação dos movimentos.

Podem surgir sensações de euforia, relaxamento, alteração na identidade e acessos de riso. A maconha pode provocar reações violentas de pânico e ansiedade depois da fumada. Esses sintomas desaparecem depois de várias horas. Seu uso contínuo pode desenvolver uma tolerância e dependência psíquica.

Pesquisas científicas demonstram que ocorre diminuição das células reprodutoras de homens e mulheres, assim como diminuição da mobilidade; aparecimento de exemplares em formato anormal; trazendo, assim, dificuldades reprodutoras para o homem.

Outras pesquisas indicam que a maconha pode reduzir a produção de hormônio masculino, a Testosterona, e gerar o aumento da mama do homem (ginescomastia). Afeta ainda o crescimento nas pessoas jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário